MARTELO DA MEIA NOITE DESTROI PROGRAMA NUCLEAR DOA IRÃ

Secretário de segurança dos estados unidos fala em coletiva sobre a destruição do programa nuclear do iraniano.

Secretário de segurança dos estados unidos fala em coletiva sobre a destruição do programa nuclear do iraniano.

Pedimos a você para nos seguir, se inscrever, dá o like e compartilhar esta notícia Nosso trabalho jornalístico é realmente de dar voz e vez a todos, a conclusão quem faz é você.

Reunido com reportéres de vários paises as autoridades norte americanas falaram sobre o sucesso obtido no ataque ao programa nuclear do Irã. Reporteres da CNN Brasil estiveram la e testemunharam a fala do secretario Pete Hegseth que falou do êxito do ataque. O objetivo segundo secratario era destruir ou degradar definitivamente o programa nuclear iranianao. A coletiva foi realizada pelo chefe das forças do estado maior Dan Caine que falou do êxito da operação martelo da meia noite, como foi denominada a operação. Caine declarou que um total de 14 granadas de artilharia pesada foram lançadas sobre alvos iranianos por volta das 2h10, horário local no Irã, com os mísseis sendo os últimos a atingir as instalações nucleares. Segundo o chefe, a operação “Martelo da Meia-Noite”, envolveu mais de 125 aeronaves e uma operação de dissimulação que incluiu o desdobramento de bombardeiros sobre o Pacífico como “isca”. Os bombardeiros lançaram mais de uma dúzia de bombas Massive Ordnance Penetrator de 13.660 kg sobre duas instalações nucleares iranianas, Fordow e Natanz, informou Caine. Mísseis Tomahawk foram lançados contra Isfahan. No total, mais de 125 aeronaves estiveram envolvidas, incluindo B2s, aviões-tanque de reabastecimento, aviões de reconhecimento e caças. Os bombardeiros atingiram Fordow, Natanz e Isfahan a partir das 03h10 (horário local) e estavam fora do espaço aéreo iraniano às 03h30 (horário local), explicou Caine. Partindo de uma base no Missouri, a missão foi a mais longa com B-2, relatou. Dezenas de mísseis Tomahawk também foram lançados contra alvos no Irã como parte da operação. “O pacote de ataque principal, composto por sete bombardeiros B-2 Spirit, cada um com dois tripulantes, seguiu silenciosamente para o leste com comunicações mínimas”, disse Caine.

Informações: CNN Brasil/ Franciolli Luciano jornalista filiado a asseji e abraji registro profissional MTB nº0003901.

Todas as reportagens aqui publicadas têm suas fontes mencionadas tais como a autoria do texto e as imagens. A veracidade ou não deve ser atribuída às fontes originais e não a este site.