Ceart leva diversidade do artesanato caririenseà expocrato

A maior feira agropecuária do Norte e Nordeste também é espaço para a valorização da cultura popular.

A maior feira agropecuária do Norte e Nordeste também é espaço para a valorização da cultura popular.

Pedimos a você para nos seguir, se inscrever, dá o like e compartilhar esta notícia Nosso trabalho jornalístico é realmente de dar voz e vez a todos, a conclusão quem faz é você.

Na Expocrato 2025, a Secretaria da Proteção Social do Estado (SPS) marca presença com a Central de Artesanato do Ceará (CeArt). O artesanato cearense participa com um estande que reúne a produção de artesãos e artesãs de 12 municípios do Cariri, como Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Nova Olinda e Várzea Alegre. De 11 a 20 de julho, o público poderá conhecer e adquirir peças criadas com técnicas tradicionais em tipologias como fios e tecidos, fibras vegetais, madeira e pedras. Ao todo, 38 profissionais apresentam trabalhos que expressam os saberes regionais e movimentam a economia criativa da região. Além da comercialização, o estande da CeArt oferece serviços de emissão e renovação da carteira de identidade artesanal, promovendo o reconhecimento formal dos profissionais do setor. A presença na feira reforça o papel do artesanato como gerador de renda, inclusão social e preservação de referências culturais do Cariri e do Ceará. A ação integra as políticas públicas da Secretaria da Proteção Social (SPS), voltadas ao fortalecimento do artesanato cearense. Com curadoria da CeArt, os produtos apresentados são resultado de processos colaborativos entre os grupos produtivos e a equipe técnica, unindo tradição, identidade e inovação.

Reportagem: Dinagela Fernandes/Franciolli Luciano jornalista filiado a asseji e abraji registro profissional MTB nº0003901.

Todas as reportagens aqui publicadas têm suas fontes mencionadas tais como a autoria do texto e as imagens. A veracidade ou não deve ser atribuída às fontes originais e não a este site.