Presidnete da FCDL Francisco Freitas cordeiro apresenta estatísticas do comércio varegista cearense

De acordo com pesquisas feitas pela entidade e orgãos especiaializados o crédito as familias tem avançado significativamente.

Presidnete da FCDL Francisco Freitas cordeiro apresenta estatísticas do comércio varegista cearense

De acordo com pesquisas feitas pela entidade e orgãos especiaializados o crédito as familias tem avançado significativamente.

Pedimos a você para se inscrever, dá o like e compartilhar esta notícia. Nosso trabalho jornalístico é realmente de dar voz e vez a todos, a conclusão quem faz é você.

A edição do Radar do Varejo Cearense, nosso editorial mensal traz uma análise criteriosa do atual cenário econômico do estado. Nesta edição, é observado o crédito às famílias em avançada forma significativa nos últimos anos, enquanto o crédito destinado às empresas mantém um ritmo mais tímido. Segundo especialistas o fortalecimento do crédito empresarial é fundamental para viabilizar investimentos, ampliar a capacidade produtiva e sustentar ocrescimento do comércio e dos serviços em no estado. Os números do IBGE confirmam que às vendas, dar continuidade da expansão, ainda que em ritmo mais moderado ao longo de 2025. Mesmo com essa desaceleração, o desempenho do Ceará segue acima da média nacional, com destaque positivo para a maioria dos segmentos dovarejo. Por outro lado, chama à atenção a elevação da inadimplência. As pesquisas mostram dados do SPC Brasil que indicam um crescimento de10, 9% no número de consumidores negativados em comparação ao ano anterior. Esse aumento reforça a necessidade de iniciativas de educação financeira e depolíticas que favoreçam um ambiente de créditos ustentável. Segundo o presidente Francisco Freitas Cordeiro o compromisso, como entidade representativa do comércio cearense, é interpretar esses indicadores e transformá-los em conhecimento útil para empresários, gestores e lideranças dosetor. O Radar do Varejo Cearense se consolida, assim, como um instrumento de acompanhamento da conjuntura e de apoio à tomada de decisões estratégicas. No entanto o crédito a empresas no Ceará registra crescimento abaixo da média nacional nos últimos anos A presente edição do Radar do Varejo destacada dos do Banco Central que mostram um crescimento expressivo docrédito a Pessoas Físicas entre julho de 2025 e julho de 2019. O horizonte de análise foi ampliado para captar a tendência do crédito desde o período anterior à pandemia. Constata-se, porém que o crescimento do crédito a empresas ficou bem abaixo do observado no segmento de Pessoas Físicas. O presidente destaca que crédito é um instrumento por meio do qual os consumidores antecipam o consumo de bens e serviços mediante o pagamento de juros. No segmento do empresarial, o crédito viabiliza a operação e aexpansão dos negócios, provendo capital de giro e recursos para investimentos pontua Francisco Freitas.

Informações: Assessoria de Comunicação/ Franciolli Luciano jornalista /registro profissional MTB nº0003901.

Todas as reportagens aqui publicadas têm suas fontes mencionadas tais como a autoria do texto e as imagens. A veracidade ou não deve ser atribuída às fontes originais e não a este site.