Expo-Salitre 2025 - Uma Grande Festa com Celebração da Cultura e do Agronegócio
Entre os dias 16 e 18 de outubro, Salitre se destacou como a verdadeira "Capital da Mandioca" ao realizar a1ª Expo-Salitre 2025.
Entre os dias 16 e 18 de outubro, Salitre se destacou como a verdadeira "Capital da Mandioca" ao realizar a1ª Expo-Salitre 2025.
Pedimos a você nos seguir, dá o like e compartilhar esta notícia. Nosso trabalho jornalístico é realmente de dar voz e vez a todos, a conclusão quem faz é você.
A abertura do evento foi marcada por uma tratorada com mais de 100 tratores, simbolizando a força do agricultor salitense, seguida da cerimônia de abertura oficial que contou com o Prefeito,Vice-Prefeito, e do Secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará, representando o Governo do Estado.Prefeitos de municípios vizinhos, Secretários Municipais, várias autoridades, produtores rurais e representantes de Cooperativas também prestigiaram a festa. Este evento não apenas reafirmou a importância do município no agronegócio, mas também celebrou a rica cultura popular do interior cearense. Com uma programação diversificada, a feira atraiu um público recorde de mais de 40 mil pessoas, entre os dias do evento. O evento contou com exposições de ovinos, caprinos e bovinos, onde animais competiram em várias categorias, sendo premiados com troféus e outros prêmios. Implementos agrícolas e máquinas proporcionaram aos visitantes uma visão do que há de mais moderno na agricultura, a entrega de 169 cisternas de 16 mil litros, através do projeto "Cisterna de Primeira Água", coordenado pela Associação Cristã de Base (ACB) em parceria com os Governos Federal e Estadual. Os expositores de artesanato e gastronomia mostraram o talento local e a diversidade cultural, incluindo concursos que valorizam a produção artesanal e a culinária regional.

A Secretaria de Saúde também se fez presente com atendimentos como aferição de pressão arterial, testes rápidos e a UOM (Unidade Odontológica Móvel) que esteve presente realizando limpeza e busca de câncer de boca, da Secretária de Educação e muitos outros. Durante toda a exposição, destacou-se a participação ativa de diversas instituições que desempenharam um papel fundamental no sucesso do evento. Entre elas, estão os professores da Universidade Regional do Cariri (URCA), da Embrapa, do Instituto Federal do Ceará - IFCE, de técnicos da Ematerce, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) e o apoio dos estagiários do curso de medicina veterinária da Universidade Federal do Cariri- UFCA, que contribuíram com seu conhecimento acadêmico e experiência prática, enriquecendo as discussões e atividades realizadas. Instituições financeiras como o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste, que ofereceram linhas de crédito e financiamentos especiais para o setor produtivo rural. A realização foi da Prefeitura Municipal de Salitre, através das Secretarias de Desenvolvimento Agrário, Cultura, Juventude e Turismo e a COORPARSAL. O sucesso desta primeira edição prova que Salitre é de fato, um município rico de cultura e tradição, e que vem se fortalecendo cada vez mais como o maior produtor de mandioca do Ceará.
Informações: Assessoria de Comunicação/ Franciolli Luciano jornalista /registro profissional MTB nº0003901.
Todas as reportagens aqui publicadas têm suas fontes mencionadas tais como a autoria do texto e as imagens. A veracidade ou não deve ser atribuída às fontes originais e não a este site.








